Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) 13/11 - SP
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Início: 13/11/2017

Término: 13/11/2017

Horário: das 08h00 às 17h00

Valor: R$780,00

Local: Hotel Green Place Flat


A quem se destina?

 

Diretores, Gerentes, Supervisores e Analistas da área Comercial, Administrativo de Vendas, Produção, PPCP, Logística e Financeira de empresas da Indústria, do Comércio e Prestação de Serviços.

 

Por que participar?

 

O processo S&OP, sem dúvida alguma, agrega valor ao negócio das empresas ao propiciar um debate contínuo das ações estratégicas, táticas e operacionais de áreas fundamentais em qualquer empresa, como Marketing, Vendas, Manufatura, Logística, Suprimentos, PPCP e Serviço ao Cliente.

 

Através do processo de S&OP a empresa tem condições de avaliar a situação atual, desenvolver cenários, e oferecer respostas eficazes às variações na demanda de mercado ou a problemas relacionados com a capacidade fabril ou disponibilidade de materiais.

 

Carga-horária do curso: 08 horas em um único dia.

 

Local e data de realização dos cursos:

 

São Paulo, SP

 

Data: 13/11/2017 (segunda-feira), das 08:00 h às 17:00 h

 

Local: Hotel Green Place Flat - Rua Dr. Diogo de Faria, 1201 – Vila Mariana – telefone: (11) 5081-9150

 

Maiores informações no link abaixo: http://www.greenplaceflat.com.br/

 

Consulte opção para curso in-company na sua empresa ou na sua cidade, a partir de um pool de empresas.

 

Programa do curso:

 

  1. Logística e ao Supply Chain Management (SCM)
    1. Conceitos básicos
    2. Importância da Logística e do SCM para as Empresas
    3. Histórico da evolução da Logística e do SCM no Brasil
    4. Panorama Atual e Drivers Estratégicos no Meio Logístico
    5. Tendências no Curto, Médio e Longo Prazo
    6. Implicações para o Processo de S&OP
  2. Básico sobre o S&OP
    1. Situação Atual e Contexto para o S&OP nas Empresas
    2. Por que as Empresas estão Implantando o S&OP?
    3. Processo Convencional de Planejamento versus S&OP
    4. Processo de S&OP e o Gap Existente entre as Funções Empresariais
    5. Escopo do S&OP
    6. Inputs e Outputs do S&OP
    7. S&OP Colaborativo
    8. Estágios do Processo de S&OP e Nível de Maturidade das Empresas
    9. Fatores Críticos de Sucesso (FCS) no Processo de S&OP
    10. Obstáculos para a Implantação do S&OP nas Empresas
    11. Benefícios para as Empresas com a Implantação do S&OP
  3. Do Planejamento Estratégico à Execução do Plano de Vendas e Operações
    1. Planejamento Estratégico
    2. IBP – Integrated Business Planning
    3. S&OP – Sales and Operations Planning
    4. Order Fulfillment
    5. Gestão do Fluxo de Materiais
    6. CLS - Customer Logistics Services
  4. Rotina do S&OP
    1. Agenda e Participantes das Reuniões de S&OP
    2. Papéis Desempenhados nas Reuniões de S&OP
    3. Levantamento e Tratamento das Informações para o S&OP
    4. Planejamento de Vendas
    5. Planejamento de Materiais
    6. Reunião Preliminar (Reunião de Alinhamento)
    7. Reunião Executiva
    8. Desagregação para o MPS – Master Production Schedule
    9. Acompanhamento
    10. Dicas Importantes
  5. Célula de S&OP
    1. Estágios Evolutivos
    2. Escopo de Atuação
    3. Composição
    4. Posicionamento no Organograma da Empresa
    5. Interfaces com Produção e Vendas
    6. Interfaces Externas
  6. Previsão de Vendas
    1. Processo de Previsão de Vendas
    2. Importância da Previsão de Vendas
    3. Evolução da Previsão de Vendas nas Empresas
    4. Fatores de Complexidade na Previsão de Vendas
    5. Modelos para a Previsão de Vendas

                                          i.    Técnicas Qualitativas

                                         ii.    Técnicas Quantitativas – Séries Temporais

                                        iii.    Técnicas Quantitativas – Modelos Casuais

                                        iv.    Comparativo entre as Técnicas

                                         v.    Modelos Simplificados x Modelos Sofisticados

    1. Avaliação dos Modelos de Previsão de Vendas

                                          i.    Resposta ao Impulso

                                         ii.    Capacidade de Atenuação de Ruído

                                        iii.    Medidas de Grau de Precisão da Previsão de Vendas

    1. Políticas de Variação na Demanda
    2. Parâmetros para a Previsão de Vendas
    3. Colaboração na Previsão de Vendas
    4. Racionalização de SKUs
  1. Planejamento e Controle da Produção
    1. Planejamento de Capacidade de Longo Prazo
    2. Planejamento Agregado
    3. Programa Mestre de Produção
    4. Sistemas de Controle da Produção
  2. Interfaces Externas
    1. VMI – Vendor Managed Inventory
    2. ECR – Efficient Consumer Response
    3. CPFR – Collaborative Planning Forecasting Replenishment
    4. CRP -- Continuous Replenishment Program
  3. Indicadores de Desempenho na Gestão do S&OP
    1. Definições Básicas sobre Indicadores de Desempenho

                                          i.    O que são indicadores de desempenho?

                                         ii.    Por que utilizar indicadores de desempenho?

                                        iii.    O que medir?

                                        iv.    Quantos indicadores medir?

                                         v.    Quem deve medir?

                                        vi.    Com que frequência medir?

                                       vii.    Como estabelecer metas?

                                      viii.    Como obter sucesso na utilização de indicadores de desempenho?

    1. Hierarquia dos Indicadores de Desempenho

                                          i.    Indicadores estratégicos

                                         ii.    Indicadores táticos

                                        iii.    Indicadores operacionais ou métricas ordinárias

    1. Indicadores de Desempenho no S&OP

                                          i.    Indicadores financeiros

                                         ii.    Indicadores de nível de serviço e satisfação de clientes

                                        iii.    Indicadores de conformidade de processos

                                        iv.    Indicadores operacionais

                                         v.    Outros Indicadores

  1. Tecnologias Associadas ao Planejamento de Vendas e Operações
    1. Soluções S&OP
    2. Soluções para a Previsão de Vendas
    3. BI – Business Intelligence

 

 

Instrutor:

 

Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Atualmente é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda. e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em logística (mais de 300 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos dez anos treinou mais de 28.500 profissionais de 3.500 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 450 artigos na área divulgados em websites, revistas e jornais e de dois livros em logística.

 

Inscrições:

 

Através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br. Solicite ficha de inscrição.

 

A nota fiscal e o boleto bancário serão encaminhados pelo e-mail.

 

Existe a opção de pagamento através de depósito em conta-corrente.

 

Para outras opções de pagamento, favor consultar a Tigerlog.

 

Investimento

 

R$ 780,00 (Setecentos e Oitenta Reais) por participante.

 

Tabela de descontos:

  • 2 participantes da mesma empresa: 5% para cada um
  • 3 ou 4 participantes da mesma empresa: 10% para cada um
  • 5 ou mais participantes: 15% para cada um

 

Inclusos no valor o certificado, coffee-break, almoço e material de apoio (pasta, caneta e bloco).

 

O material didático, em versão impressa, será disponibilizado a todos os participantes. Não será entregue material eletrônico.

 

Estacionamento no hotel NÃO incluso.

 

Cancelamento de Inscrições e Substituição de Participantes

 

Todo e qualquer cancelamento deverá ser comunicado de forma escrita, por e-mail, informando o nome do participante, curso e empresa.

 

Participantes poderão ser substituídos, porém será necessário enviar e-mail formalizando a mudança de participante para a impressão do certificado.

 

 

  1. Cancelamento por parte do participante em até CINCO dias úteis antes da realização do curso:

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos pela Tigerlog, devido à impossibilidade de cancelamento da Nota Fiscal.

 

  1. Cancelamento por parte do participante em prazos inferiores a cinco dias até a data de realização do curso

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago será devolvido, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento não efetuado, ou seja, a vencer, o boleto bancário terá seu valor alterado, cobrando-se as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

  1. Participante não comparece ao curso no qual foi inscrito e não comunica a Tigerlog

 

No caso de pagamento já realizado, o valor pago não será devolvido, e o participante ou a empresa terão à disposição o valor pago para ser utilizado em outros cursos, descontando-se os impostos recolhidos e pagos e as despesas referentes ao evento, com o hotel e o instrutor.

 

No caso de pagamento ainda não realizado, será cobrado do participante ou da empresa o valor referente às despesas do evento, com o hotel e instrutor, proporcionais a cada participante, além de eventuais impostos recolhidos e pagos, decorrentes do faturamento.

 

  1. Cancelamento por parte da Tigerlog

 

A Tigerlog reserva-se no direito de cancelar o curso, com até 48 horas de antecedência, no caso de não atingir o mínimo de 15 participantes. Nesse caso, todos os participantes serão informados por e-mail e telefone, contando com a opção de utilizar o valor pago (se pago) em outros cursos da Tigerlog.

 

 

 

 

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Veja também:

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