- 12 de novembro de 2017
- Por: Leandro Freitas
- Categoria: Sem categoria

Artigo escrito por Debora Oliveira, Diretora da Net Logística Hunting e Outplacement Especializado. Uma “tempestade perfeita” se aproxima.
Os recentes indicadores de desemprego são desanimadores. Os números divulgados pelo IBGE na semana passada surpreenderam até os mais pessimistas. A taxa atingiu 8,3% no segundo trimestre; isso significa 8,4 milhões de trabalhadores sem emprego, 23,5% superior ao registrado há um ano.
O desemprego se estende ao longo de toda a cadeia, de ponta a ponta, desde os fornecedores de matérias-primas e indústrias de base, aos canais de distribuição e profissionais liberais.
Perspectivas econômicas ruins (variação cambial, inflação, inadimplência, aumento da carga tributária, etc.), perda de confiança nas lideranças políticas do Brasil, altos níveis de estoques, etc., acabam servindo como combustível para o aumento do desemprego.
A cada dia, novos profissionais são incorporados ao contingente de desempregados. Mais pessoas procurando emprego e menos vagas em aberto geram um desequilíbrio na lei de oferta e demanda, provocando a queda no valor dos salários. Ou seja, ao se recolocar, você provavelmente ganhará menos.
Com uma competição mais acirrada diante de uma menor oferta de vagas, o tempo para recolocar-se deverá ser ampliado.
Se você não quer esperar muito tempo para retornar à ativa (e provavelmente ninguém queira), é importante buscar caminhos alternativos. Fazer o que seus “concorrentes” estão fazendo, não vai lhe ajudar a reduzir o tempo de recolocação. E não esqueça que você também concorrerá com quem está empregado e insatisfeito no atual trabalho.
Esse artigo não tem o propósito de desmotiva-lo, ao contrário, quero alerta-lo sobre o atual momento do mercado. Faça algo diferente dos outros e não demore para colocar seus planos alternativos em ação. Dizem que o ano começa apenas após o Carnaval, e você não vai querer esperar até lá correto?
Sucesso!
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.