Qual o maior DESPERDÍCIO em um Armazém?

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Você é permanentemente desafiado a melhorar o desempenho do seu armazém. É confrontado, diariamente, com inúmeras possibilidades de redução de custos e aumento de produtividade. É cobrado pela sua chefia para reduzir os desperdícios existentes na sua operação de movimentação e armazenagem. Mas, afinal, qual o maior desperdício em um armazém?

Se você pensou em espaço físico? Errou…

Ah, pensou em máquinas, equipamentos, ou seja, na infraestrutura operacional? Também errou…

Pensou em pessoas? Na baixa produtividade, no absenteísmo, no turn-over?
Passou perto, mas também errou…

Afinal, qual o maior desperdício existente em um armazém?

O maior desperdício é o CONHECIMENTO! Ou seja, as pessoas que ali trabalham, sabem o que fazer, como fazer e quando fazer, mas em muitos casos, NÃO FAZEM! E por que não fazem?

Vários são os fatores, mas a grande maioria deles está relacionado à falta de estímulos, sejam eles comportamentais ou até financeiros. O clima organizacional favorece essa postura proativa? A liderança colabora para "despertar" na sua equipe esse espírito empreendedor? Existe espaço para o empowerment, ou seja, a empresa encoraja a tomada de decisão?

Outros fatores interferem, como a questão técnica e conceitual. As pessoas foram devidamente treinadas e novas competências técnicas foram adicionadas? Foi proporcionado à sua equipe o contato com as corretas ferramentas de gestão para a melhoria contínua? A equipe sabe como identificar um problema e solucioná-lo?

Em armazéns, as melhorias bottom-up (debaixo para cima) são muito mais efetivas do que as melhorias top-down (de cima para baixo). Propostas que vem de cima para baixo normalmente funcionam como decretos-lei, e não contam com a total adesão da equipe. Podem ter efeito temporário, mas no médio e longo prazo acabem se perdendo.

Por isso, viabilize a melhoria do seu armazém através das melhorias que envolvam o pessoal operacional, em todos os níveis. Faça isso utilizando as ferramentas da qualidade total, como PDCA, 5W2H, Espinha de Peixe, Brainstorming, Cinco Porquês, etc.

Leva tempo, mas os resultados serão realmente consistentes. Paralelamente a isso, comece a pensar em formas objetivas de remunerar a sua equipe por desempenho.

Você vai ver…em pouco tempo o DESPERDÍCIO de CONHECIMENTO será revertido em resultados incríveis para a sua empresa!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed