Por que alguns profissionais de logística ganharão mais e alcançarão mais rapidamente os postos mais cobiçados nas empresas?

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

O que diferencia um profissional do outro é o seu conhecimento e a sua postura e atitudes diante das mais diversas situações do dia a dia. Um pouco de sorte também ajuda, obviamente, mas raramente esse é o fator determinante.

Por postura e atitudes, entenda os comportamentos relacionados à liderança, trabalho em equipe, comunicação, proatividade, objetividade,foco, etc, etc e etc. Esse é um aspecto da carreira profissional amplamente explorado nos milagrosos livros de auto ajuda e em publicações que querem lhe vender uma receita de sucesso para alcançar os mais altos níveis hierárquicos e é claro, a prosperidade material.

Conhecimento é uma palavra ampla. Pode envolver aspectos da vida pregressa, situações vividas anteriormente e que lhe trouxeram preciosos ensinamentos. Esse tipo de conhecimento, de cunho pessoal, particular, refletirá no seu comportamento. Mas existe outro tipo de conhecimento, de caráter técnico, e que complementará toda a sua experiência de vida.

Difícil dizer qual é o mais importante. Humanistas dirão que o comportamento será fundamental e decisivo para alçar novos degraus no disputado mundo corporativo. Já a turma racional e científica, defenderá o conhecimento técnico como mola propulsora ao sucesso.

Quando falamos em conhecimento técnico, afinal, o que é realmente decisivo para o profissional de logística diferenciar-se dos demais? Que conhecimento deverá ter para criar um distanciamento de outros possíveis “concorrentes”, permitindo que ele realmente se destaque entre tantos outros?

Vou elencar algumas coisas que considero essencial e que acredito serem verdadeiramente valiosas para os profissionais da área de logística.

O primeiro, e para mim, indiscutivelmente no topo, está o conhecimento estatístico. Com a estatística enxergamos os números de forma diferenciada, visualizando coisas que sem essa importante ciência, seria impossível e imaginável! Por ser considerada complexa, a estatística assusta as pessoas. Na faculdade era comum a grande maioria das pessoas “matar” a aula de estatística, substituindo-a por um chope gelado ou por um encontro com alguma pessoa atrante e “interessante”. Hoje, grande parte dessas pessoas devem se arrepender por não terem aproveitado melhor essa oportunidade de adicionar novos conhecimentos. Hoje faz falta, e como faz falta! Se bem explicada, exaltando seus aspectos práticos, a estatística será facilmente compreendida, e em pouco tempo, se transformará numa poderosa ferramenta para a tomada de decisão.

Em seguida, cito a engenharia econômica, que envolve aspectos da matemática financeira e temas relacionados à análise de investimentos. Sem essa visão empobreceremos as nossas análises e corremos o risco de cometer graves equívocos ao estudar alternativas econômico-financeiras e tomar decisões relevantes nas empresas. E cuidado, não ache que isso representa apenas o conhecimento da calculadora HP-12C; é muito mais do que isso!

O domínio das técnicas de engenharia econômica, aliada a uma refinada visão financeira (especialmente dos custos logísticos) lhe transformará numa máquina de ganhar dinheiro, para você e para a sua empresa. Na sequência cito o domínio de ferramentas informatizadas. Podemos incluir nesse extenso rol de opções as planilhas eletrônicas do Microsoft Excel, as belas apresentações feitas em Power Point e a incrível habilidade do Microsoft Acess em lidar com grandes quantidades de dados. E é claro, que se você conhecer ferramentas de programação, turbinará ainda mais a sua ascensão aos melhores cargos nas melhores empresas.

Outros conhecimentos é claro, complementam a relação anteriomente citada, como pesquisa operacional, inglês e espanhol, legislação fiscal e tributária, etc.

Como podemos ver, os números estão presentes em nossa vida. Se você não gosta de números, é bom aprender a gostar, pois senão, seu contracheque contará com poucos deles. Quer ganhar dinheiro? Seja um fiel admirador de números! Inclua em seu currículo os conhecimentos em estatística, engenharia econômica, informática e tudo mais que puder! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed