Como a falta de talentos poderá arruinar o seu Supply Chain.

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

São as pessoas que fazem as empresas funcionarem; mas em alguns casos, ao contrário, não funcionam. Você aprendeu na faculdade que o supply chain trata do material certo, na quantidade correta, no local e na hora solicitada pelo Cliente, na condição adequada e a um custo competitivo. Da mesma forma, a área de Recursos Humanos e a gerência de cada departamento têm a difícil missão de encontrar a pessoa certa para o emprego certo, com os conhecimentos e habilidades requeridas, a um custo (salário) adequado. O que acontecerá se você não tiver as pessoas corretas? O que ocorre quando o Talent Supply Chain não funciona de forma eficaz?

Será cada vez maior a dificuldade em obter mão-de- obra qualificada, e serão também cada vez mais perceptíveis os efeitos disso sobre o nosso dia-a- dia. A maioria das transportadoras enfrenta uma enorme dificuldade de encontrar motoristas capacitados para as viagens de média a longa distância, que conduzirão veículos e equipamentos avaliados em R$ 350 mil a R$ 500 mil. Muitas dessas empresas convivem diariamente com a falta de motoristas, e muitas Antes da crise as Transportadoras tinham de 10% a 15% de seus caminhões parados! Estima-se que exista um déficit de pelo menos 120 mil motoristas no Brasil, no segmento do transporte rodoviário de cargas.

Isso também vale para todas as demais funções na área de Logística e Supply Chain. Assim que a atividade econômica for retomada, faltarão bons analistas de logística, compradores, coordenadores de transportes, supervisores de expedição, auxiliares de faturamento, técnicos de tráfego, operadores de empilhadeira, conferentes, pickers, etc.

Em um futuro breve, a falta de bons profissionais levará a uma nova competição entre as empresas. A taxa de turn-over deverá saltar dos normais 2%-3% para algo próximo de 10% nos cargos administrativos e de apoio à operação, e para 10% a 15% no nível operacional, principalmente junto aos profissionais menos qualificados, envolvidos em atividades braçais.

Os prazos para a conclusão dos processos seletivos deverão duplicar ou triplicar dada a dificuldade em encontrar o profissional ideal. Aumentará também o estresse entre as áreas requisitantes e o departamento de Recursos Humanos. Muitas empresas sequer dispõem de uma área de Recrutamento e Seleção. Gestão de Talentos… nem pensar! Aliás, a Gestão de Talentos será um importante diferencial para reter os melhores profissionais, aqueles que devemos evitar perdê-los. O que a sua empresa está fazendo nesse sentido?

A perda dos bons profissionais é mais do que uma baixa numérica. Significa também a perda de conhecimento na empresa. Como repor essa perda em um curto espaço de tempo? Qual o impacto disso para os Clientes internos e externos? Quanto custará tudo isso?

Na ausência de bons profissionais, teremos funcionários-tampão e muita gente se desenvolvendo, em um processo que pode levar 3 a 5 anos. Isso significa que alguma coisa naquela velha máxima do supply chain (material certo, na quantidade correta, no local e na hora solicitada pelo Cliente, na condição adequada e a um custo competitivo) será prejudicada, comprometendo o nível de serviço e/ou custos. Será que as lideranças das empresas serão compreensivas com as dificuldades existentes?

Por isso, será muito importante investir na formação contínua da equipe de supply chain através da disseminação do conhecimento interno e da busca por conhecimento externo, na formalização dos processos, na definição de indicadores de desempenho e na aplicação da tecnologia.

Se não bastassem os “gargalos” de infraestrutura operacional, ainda teremos que lidar com a falta de gente! Prepare-se, pois grandes desafios virão pela frente!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed