O Futuro do PPCP no Brasil.

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística.

A atividade de PPCP desempenha um papel fundamental nas empresas, principalmente naquelas que atuam com a produção de uma grande variedade de itens, impondo ao setor enormes desafios no balanceamento entre a capacidade produtiva disponível e a demanda necessária por bens ou serviços.

E é exatamente nessa questão central que se encontra o ponto de partida para a discussão do futuro do PPCP no Brasil: ele se manterá como o fiel escudeiro da área de Produção, atuando como uma “secretaria industrial” ou evoluirá para um contexto muito mais amplo e mais nobre, de S&OP – Sales and Operations Planning?

Na visão tradicional, o PPCP exerce apenas o papel de CP, ou Controle da Produção. Atua estritamente como uma área de suporte à Fábrica, com raros lampejos criativos, limitando-se a controlar o que deveria ter sido produzido versus aquilo que efetivamente foi produzido. Em outras poucas empresas, ao longo do tempo, o PPCP conquistou mais um “P”, exercendo a função de Programação, ainda cerceado pelas inúmeras regras previamente definidas pela Manufatura, como lote mínimo, lead times, setups, etc.

Em pouquíssimas empresas o PPCP conquistou o mais cobiçado dos “P”, o “P” de Planejamento. Ao assumir esse “P”, o PPCP enfim se libertou das amarras fabris, e passou a interagir com a área de Vendas, Compras, Logística, Marketing, Financeiro, Qualidade Total, etc. Com esse “P” o PPCP passou a vislumbrar um cenário onde a integração entre os setores e seus processos passa a ser primordial. Com a obtenção desse “P” de Planejamento, o PPCP inicia uma longa viagem, uma jornada sem volta, rumo à cadeia de abastecimento, multiplicando exponencialmente as suas possibilidades e perspectivas, interagindo internamente e externamente, com Fornecedores primários e secundário, Clientes e Clientes de seus Clientes.

Nessa longa estrada a ser percorrida, o PPCP sofrerá uma transformação gigantesca, que demandará pessoal altamente qualificado, maturidade em processos e tecnologias avançadas. Em alguns anos o PPCP olhará para trás e não acreditará que um dia já foi um mero CP – Controle de Produção.

Se os efeitos dessa evolução são tão benéficos para as empresas, por que então, muitas delas ainda insistem em manter o PPCP em sua infância, limitado ao CP? Por que temem o que vem pela frente, procuram evitar os conflitos que surgirão dessa abertura e por que sabem que será necessário investir enormes esforços nessa nova configuração de negócio. Você provavelmente escutará algo do tipo: “por que mexer em time que está ganhando?”

É bem verdade que muitas grandes corporações têm fracassado na implantação de um eficaz projeto de planejamento de vendas e operações (conhecido como S&OP). Falham por diversos motivos: erros no desenho conceitual, pressa na implantação e na obtenção de resultados, falta de integração entre os setores, ausência de tecnologia de ponta o que acaba gerando enorme resistência para abandonar os controles em planilhas Excel, inexistência de “patrocinadores” de peso, indisciplina no cumprimento da rotina de reuniões, etc.

Mesmo diante de estatísticas desoladoras de sucesso na implantação do S&OP, não se justifica de forma alguma o aprisionamento do PPCP dentro do restrito conceito de CP.

Ou o PPCP muda ou as empresas resistentes à mudança pagarão um alto preço pela sua incompetência.

Em um competitivo ambiente de negócios, no qual cada vez mais se discute a estratégia de vendas e de operações de uma empresa, o PPCP assume papel de destaque; ele poderá ser um importante diferencial entre a sua empresa e seus concorrentes.

Ou você corre atrás do prejuízo e em 2-3 anos recupera o tempo perdido, ou poderá se transformar em peça de museu. E isso você não vai querer, não é?

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed