O conselho de Darwin para recolocar-se ou para não perder seu atual emprego.

Charles Darwin, naturalista britânico, nascido em 1809, ficou conhecido mundialmente pela Teoria da Evolução das Espécies, através da seleção natural.

Darwin faz parte de um seleto grupo de pessoas que contribuíram de forma decisiva para a civilização humana. Na minha opinião, estariam junto dele, personalidades como Albert Einstein, Pitágoras, Platão, Galileu Galilei, Nicolau
Copérnico, Isaac Newton, Johann Carl Friedrich Gauss, Leonardo da Vinci (provavelmente o maior de todos), Santos Dumont, James Watt, Alexander Fleming, Louis Pasteur, Alexander Graham Bell, dentre outros que injustamente não foram mencionados.

Atribui-se a Darwin (embora não existam provas disso) a célebre frase: “Não é a mais forte das espécies que sobreviverá, nem a mais inteligente, mas aquela com maior capacidade de resposta às mudanças”

Mas o que isso tem a ver com reempregar-se ou manter-se em seu atual emprego?

Todos vivenciamos diariamente uma incansável batalha pela sobrevivência, que por sua vez, está intimamente ligada ao nosso trabalho (ou sustento) e à nossa carreira profissional. Afinal, pouquíssimos brasileiros herdaram grandes
fortunas de seus pais, avós ou bisavós; a maciça maioria precisa trabalhar para sobreviver, e muito.

Quem perdeu o emprego, experimenta um novo tipo de batalha: a de voltar ao campo de batalha! É uma espera dolorosa, pois um minuto representa uma hora para quem não está trabalhando, e o tempo parece funcionar em contagem regressiva.

Quem está trabalhando, precisa superar os desafios impostos e em muitas situações, precisa ser melhor que seus parceiros e adversários, para continuar “vivo” nesse campo de batalha.

Sobreviver está mais difícil. O cenário é preocupante: queda na massa salarial, aumento do nível de desemprego, inflação persistente, recessão prolongada, pessimismo quanto ao futuro e falta de perspectivas no curto e médio prazo.

Diante dessa situação de tamanha incerteza, algumas perguntas devem ser feitas para você que está buscando uma nova colocação:

– como fazer para seu CV se destacar entre milhares de outros que serão encaminhados às empresas e aos profissionais de recrutamento e seleção?

– que canais deverão ser explorados para fazer com que seu CV chegue a essas pessoas?

– que tipo de atalho deverá ser utilizado para identificar oportunidades de emprego não declaradas nos meios convencionais?

– quais segmentos de mercado e empresas deverão ser priorizados para um rápido retorno?

– como comportar-se em um contato pessoal e aproveitar os poucos minutos que você terá diante dos tomadores de decisão?

– como conduzir um processo de negociação com seu futuro empregador?

– devo seguir sozinho ou procurar ajuda de um especialista?

Pare e reflita. Você está se adaptando ao novo ambiente de negócios ou continua insistindo em estratégias defasadas, que até agora não surtiram nenhum tipo de efeito?

Diante da escassez de vagas, você se encontra devidamente preparado para superar seus concorrentes na conquista de uma nova posição? Ou é apenas mais um, dentre milhões de candidatos.

A vida também não está fácil para quem está empregado. A pressão por resultados aumentou exponencialmente, e a tolerância a falhas diminuiu quase que na mesma proporção. Ou você se adapta às novas “regras do jogo”, ou perderá seu emprego.

Empregado ou não, todos somos gladiadores dos tempos modernos. Habitamos um imenso Coliseu, mas desta vez não lutamos contra leões ou guerreiros inimigos. Lutamos contra nós mesmos, com a nossa capacidade de adaptar-se às mudanças que estão aí e aquelas que ainda estão por vir.

Darwin (ou quem cunhou essa frase) estava certo: adaptabilidade à mudança será fundamental para sobrevivermos. Precisamos dar respostas convincentes para a dinâmica do mercado. Essa é a única certeza que temos!

Boa sorte! Sucesso!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed