De 1 a 5, em qual patamar de lucratividade a sua Transportadora se encontra?

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

Se o lucro líquido é uma medida crucial para a sobrevivência das empresas, que tal, então, avaliarmos a sua empresa por esse indicador e determinar o nível de risco ao qual ela está submetida?

Para facilitar a análise, vamos dividir as Transportadoras em cinco grandes grupos, de 1 a 5, no qual 1 é melhor e 5 é pior. Entenda como lucratividade, o Lucro Líquido (após custos, despesas e IRPJ e CSLL) sobre a Receita Operacional Líquida (ROL).

No nível 1 estão aquelas (pouquíssimas) empresas com lucro sustentável, ou seja, Transportadoras que vem apresentando bons resultados ano após ano. Contam com eficientes sistemas de controle, que abrangem não apenas a área financeira, mas toda a área de vendas e operações. Para manterem-se no topo, deverão continuar inovando e investindo em melhores práticas de gestão.

No nível 2 encontram-se aquelas Transportadoras com lucro “frágil”. Embora sejam lucrativas, apresentam uma rentabilidade muito baixa, próxima das remunerações de aplicações financeiras livres de risco (poupança, renda fixa, etc.) e que vem declinado sileciosamente nos últimos anos. Essas empresas têm um claro entendimento que está cada vez mais difícil e mais caro conquistar R$ 1,00 de lucratividade no mercado. Precisam rever suas práticas de gestão, principalmente aquelas relacionadas à área comercial e operacional.

No nível 3 temos as empresas que variam constantemente entre o “céu” e o “inferno”. Ora apresentam um pequeno (às vezes ínfimo) lucro, ora encontram- se no vermelho, com prejuízos. Podemos dizer que os executivos desse grupo de empresas vivem a rotina de um filme de suspense, pois não sabem se ao final do mês serão recompensados e parabenizados, ou se serão alvo de críticas e cobranças pesadas. Essas transportadoras carecem de mudanças realmente significativas. Precisam se aprofundar nos problemas existentes para controlar o “sobe e desce” que as leva a alternar lucros e prejuízos. Provalmente precisarão da ajuda de um profissional externo para orientá-las corretamente.

No nível 4 estão as empresas com prejuízo recorrente. Essas empresas apresentam problemas preocpantes, embora ainda tenham solução. Seus executivos estão muito desapontados com os resultados, embora eles sejam os maiores responsáveis por isso, pois falharam em suas estratégias de gestão; a maior falha é não ter desenvolvido e implantado uma estratégia de negócios. Colocam a culpa em tudo e em todos, e em breve morrerão abraçados se nada fizerem para sair dessa situação. Necessitarão de mudanças profundas, de ajustes radicais, talvez de uma reengenharia. Isso poderá envolver a reestruturação organizacional da empresa (mudança no organograma), fechamento de filiais ou de unidades de negócio nada lucrativas, substituição de clientes, troca de pessoal, etc.

No nível 5 encontram-se as Transportadoras à beira da morte. Apresentam grandes problemas decorrentes da falta de rentabilidade. Não investem, não inovam; cada vez mais sofrerão os efeitos da “comoditização” do mercado. Tem sérios problemas com o fluxo de caixa. Mal pagam seus fornecedores e funcionários e apresentam problemas de difícil solução junto aos principais clientes. Provavelmente sucumbirão diante dos desafios. Cometeram graves erros no passado, que estão sendo alimentados pela ineficácia do presente e que serão ainda mais fortalecidos pela passividade futura. Somente um longo e certeiro processo de reengenharia as salvarão da extinção!

Avalie em que estágio a sua empresa se encontra. E faça a escolha do caminho a seguir. Se não souber seguir com as próprias pernas, não hesite em procurar ajuda externa. Não demore, pois o tempo é curto…, e o mercado é implacável!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed