BIDAR, uma importante competência estratégica para a Logística.

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística.

BID vem do inglês, e traduzindo para o português do dia a dia, significa ofertar, fazer um lance, licitar.

A capacidade de organizar, conduzir e alcançar resultados diferenciados a partir de BIDs, passou a ser uma competência estratégica para o setor de logística dentro das empresas. Quando bem feitos e bem estruturados, os BIDs produzem soluções consistentes a custos competitivos.

Seja através da interface com o departamento de Compras ou em função do desenvolvimento de competências internas, a área de Logística vem, ao longo dos últimos 5 anos, aperfeiçoando seus mecanismos de abordagem junto às Transportadoras e Operadores Logísticos, na obtenção de preços e no estabelecimento de parcerias formais. Se antes as relações eram baseadas na informalidade, inerciais e sem muita cobrança e pressão de ambas as partes, agora nos deparamos com extensos e complexos contratos, remuneração e continuidade do contrato atrelada ao nível de serviço (SLAs), clausulas de governança, etc.

O problema é que um lado, o dos Embarcadores, se desenvolveu rapidamente, e o outro, o das Transportadoras e Operadores Logísticos, em grande parte, permaneceu “deitado eternamente em berço esplêndido”, esperando não sei o que.

Muitas Transportadoras têm encontrado dificuldades para responder a todas as demandas ao qual são submetidas. Além dos preços (nem sempre fáceis de serem preenchidos), são pressionadas por uma infinidade de documentos, planilhas e informações que devem ser disponibilizadas, normalmente em um curto espaço de tempo. Diante disso, optam, me muitos casos, por não participar do processo licitatório.

Diante do atual cenário econômico, os Embarcadores vêm reavaliando sistematicamente seus gastos com transportes e com a movimentação e armazenagem de materiais. E a cada rodada, estão fazendo isso melhor, mais rápido e mais focados em resultados! Ou os Transportadores e Operadores Logísticos se adequam aos novos tempos, ou perderão inúmeras oportunidades de novos negócios e até de manterem-se em seus Clientes atuais.

O que antes ocorria apenas a cada 1, 2 ou 3 anos, por conta de procedimentos internos e por pressão da própria empresa e de seus parceiros logísticos, agora chega a ocorrer 2, 3 e até 4 vezes em um único ano. Muitos Embarcadores, diante da cobrança de seus parceiros logísticos pela revisão de preços, recorrem ao mercado para avaliar possíveis alternativas. Por sua vez, as Transportadores e Operadores Logísticos têm sido pressionados por descontos e pela dificuldade de repassar o aumento dos
custos às suas tarifas, e isso deverá se acirrar ao longo deste ano.

Obviamente que ainda existem Embarcadores que preservaram o modelo praticado especialmente nos anos 80 e 90, amplamente apoiado na amizade, no histórico de “quebra-galhos” de ambas as partes, no repasse automático de custos ou nos aumentos programados a cada ano em função dos índices negociados. Mas, a cada ano, mais Embarcadores migrarão para BIDs, e transformarão essa prática de gestão em um importante diferencial de competitividade. Resta saber como o lado de lá, o dos Transportadores e Operadores Logísticos, lidará com isso, e como essa dinâmica se processará no mercado, ainda mais com o avanço de plataformas de integração entre oferta e demanda de serviços logísticos proporcionada por diversos aplicativos e soluções tecnológicas.

Para ambos os lados será crucial saber lidar com os BIDs. Com mais ou menos automação, esse processo de tomada de preços e de levantamento de informações se tornará uma prática padrão no mercado de prestação de serviços logísticos, a exemplo do que já é realizado pelo setor de Compras junto a outras classes de Fornecedores.

Portanto, esteja você do lado em que estiver, é importante mexer-se!

Bom trabalho! Sucesso!

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato com a Tigerlog se precisar de mais informações sobre nossos produtos, serviços, cursos ou até mesmo sobre informações de mercado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS

Demos

Layout

Wide
Boxed